O Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública é um núcleo de pesquisas criado em 2012 no âmbito do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (DSP/UFF) e a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), uma rede nacional e internacional de pesquisas sediada na UFF desde 2009. Na época o DSP integrava a Faculdade de Direito daquela universidade. Em 2017, porém, o Conselho Universitário da UFF (CUV) criou o Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC), tendo a unidade acadêmica o mesmo nome da rede criada em 2009. Tratou-se, assim, do reconhecimento da universidade à excelência dos esforços da rede INCT-InEAC acima referida. O IAC é dirigido pelo professor e antropólogo Lenin Pires (2017-2021), fundador e coordenador do LAESP.
O núcleo reúne pesquisadores doutores e doutorandos, mestres e mestrandos, graduados, graduandos e estudantes de segundo grau que participam de seus projetos. Realiza pesquisas de natureza interdisciplinar, orientando a construção de suas abordagens a partir de estudos empíricos e comparados, por contraste. Privilegia a realização de etnografias, o que significa que os dados são construídos com os interlocutores da pesquisa e não sobre eles. Outras técnicas das ciências humanas sociais também compõem o mosaico de abordagens e análises sócio-antropológicas e jurídicas. Vinculam-se ao LAESP os profissionais que se interessem pelos temas relacionados aos conflitos, cidadania e segurança pública, destacando os esforços por compreender o que chamamos de “dinâmicas de circularidade”. Estas últimas referem as configurações e arquiteturas políticas - formais e informais - responsáveis por promover ou obliterar as circulações de sujeitos sociais e objetos numa sociedade. No nosso entender tais dinâmicas instituem mercados e distintas práticas voltadas para administrar conflitos que emergem em seu interior. Igualmente, possibilitam formas de exercício da política, com as quais se veiculam sensos de justiça variados.
Atualmente os integrantes vem desenvolvendo pesquisas de graduação e pós-graduação nos âmbitos de departamentos e programas de pós-graduação da UFF. Principalmente os departamentos de Segurança Pública e Ciência Sociais, bem como os programas de pós-graduação em Antropologia, Sociologia e Direito e, finalmente, Justiça e Segurança. Suas reuniões ocorrem, principalmente, na sede do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFF,
sede do INCT-InEAC. Enquanto núcleo de pesquisa, funciona através de reuniões de pesquisas e organização de atividades acadêmicas, tais como seminários, encontros, entre outros. Possui caráter público em seu funcionamento e o processo de institucionalização dos membros na rede se relacionam à processos formais de orientação e co-orientação acadêmica com membros do núcleo, seja na Universidade Federal Fluminense ou, eventualmente, em outra instituição de ensino nacional e internacional com os quais os profissionais do LAESP mantenham relações acadêmicas e intercâmbios.
Eventuais definições que demandam orientação de natureza política são sempre construídas a partir do consenso entre seus membros. Os encaminhamentos burocráticos, por sua vez, são da responsabilidade do coordenador ou outros profissionais que possuam vínculos formais com a Universidade Federal Fluminense. Em situações que cobram maior grau de normatividade, seus encaminhamentos são submetidos ao crivo do Departamento de Segurança Pública, do Colegiado do IAC ou, dependendo da temática, dos programas de pós-graduação. Em especial, do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança Pública (PPGJS), que está vinculado ao IAC. Dessa forma, seus projetos podem ganhar arcabouço legal.
Inscreva seu e-mail abaixo para que façamos o primeiro contato